LINHA DE ATENDIMENTO DIRETO +351 213 932 730       CLUBEDOVINHO@CLUBEDOVINHO.PT

Como servir vinho branco?

Eis uma boa questão que denota não só ser colocada pelos genuínos apreciadores como um louvável interesse na arte de bem servir e desfrutar do vinho, do vinho branco neste caso.

Um tema sempre actual este do serviço de vinhos pois muito aberto a opiniões e a costumes, pois em sua casa cada qual é Rei, e se uns gostam de determinada maneira já os outros o fazem de outra diferente sempre cada qual a seu jeito.

Se no caso dos vinhos tinto os cuidados a ter não são estremos, já no caso dos vinhos brancos assim não é pois a temperatura de serviço assume grande importâncianão só para os puristas, mas creio que para todos nós. Sim queremos apreciar cada vinho branco à temperatura que gostamos. Nada mais simples, nada mais complicado.

Sim, o serviço de vinhos brancos exige alguma logística, e neste caso vou dizer o que faço em minha casa e depois veremos as alternativas.Assumo que não sou dos puristas, sou pior sou um guloso exigente especialmente no que toca aos vinhos brancos. Comecemos pelo princípio nunca me esqueço dum vinho branco no frigorifico, não para lá os levo quando decido quais vou beber e quando. Tem de estar fresco, mas não gelado.

Na hora de o servir alarguei os cordões à bolsa e adquiri não um, mas dois “wine coolers” pois homem prevenido vale por dois. Bem, voltemos ao vinho, ao nosso querido vinho branco.

Garrafa no frigorifico pronta para ser aberta, “wine cooler” cheio até 1/3 com água fresca à qual acrescento uma quantidade generosa de gelo e deixo a refrescar para não existirem grandes diferenças de temperatura do frigorifico para a piscina gelada a que chamamos “wine cooler”.

Chegada a hora , a garrafa sai com toda a dignidade do frigorifico e é então aberta , aqui tenho uma regar de ouro tenho sempre próximo um copo e o vinho é , de imediato, provado; se aprovado coloco-o no “wine cooler”,a sua piscina privada onde será transportado para a casa de jantar, onde por acaso também se almoça…

Não, não sirvo o vinho de imediato. Espero pacientemente que todos se sentem e que chegue a refeiçãoe só nessa altura sirvo religiosamente cada um dos presentes com o bem fresco vinho branco, evitando encher demasiado os copos para este não aquecer.

Daqui em diante é fácil imaginar as recargas ao longo da refeição sempre com dois cuidados, os copos sempre abastecidos e a garrafa tem de terminar no fim da dita, pois odeio guardar restos de vinho, mas, como digo, sou eu, você certamente encontrará sua forma de actuar.

É sempre assim, perguntará, não não é, por vezes especialmente no Inverno recorro a uma manga refrescantepara manter a garrafa de vinho branco dentro dos limites a que me proponho, e, verdade seja dita, funciona bem.

Como tudo na vida o bom senso manda desde que a situação encontrada sirva os seus intentos, apreciar o vinho branco bem fresco como mandam os cânones, se para isso usa uma manga, se uma piscina, ou qualquer outro sistema não importa, desde que o nosso vinho branco esteja como gostamos.

SIM, QUERO MAIS INFORMAÇÕES

Holler Box