fbpx
LINHA DE ATENDIMENTO DIRETO +351 213 932 730
Beaujolais Wine Wine Barrels Cellar Keller

Pequenos ou Grandes Produtores?

Deve preferir-se os vinhos de pequenos produtores?

Grande pergunta esta, com que me tenho deparado ao longo da minha vida, e cuja resposta tem variado de tempo a tempo, consoante as minhas mais diversas experiências ao longo dos já 35 anos que levo neste mundo vinícola.

O princípio

O princípio é sempre marcado por alguma ingenuidade na exacta medida da ânsia que temos de aprender e de perceber das coisas, de vinhos, neste caso. Claro que os nossos primeiros passos são sempre guiados por terceiros que consideramos, e cujas opiniões tomamos para nós, como nossas. Mas estarão correctas?

A evolução neste mundo dos vinhos em demanda de respostas é bem lenta, pois a nossa segurança e conhecimentos são continuamente postos à prova cada vez que nos colocamos uma questão, e, por vezes, quando pensamos que estamos à beira duma certeza lá vem aquele vinho que deita tudo por terra.

O caminho requer além de persistência, sensibilidade e discernimento. Sem estes três elementos associados a meta fica sempre mais longe e mais árdua… sim, o caminho passa pela prova de vinhos e por ganhar segurança nesse âmbito.

Prove, prove muito, prove mais, aperceba-se das diferenças dos vinhos, das suas similitudes, dos seus perfis, e ganhe segurança, conhecimento. Quando perceber, acompanhar, as conversas que ouve está no bom caminho, ah, e não se esqueça de as expurgar das paixões, preferências, de uns e de outros que bons vinhos há por todo o lado, tal como os maus…

A notícia que tenho para lhe dar não é boa, é excelente, pois nunca se chega, o caminho é contínuo e tão recompensador quanto desafiante, pois nesta coisa dos vinhos há sempre, mas sempre, qualquer coisa a descobrir. Pode-se sempre ir mais longe e recolher daí as recompensas.

Os produtores

Claro, eu percebo, o “small is beautiful” é só por si um grande atractivo e suponho com boa lógica até, que os pequenos produtores cuidam melhor dos seus vinhos, e que por isso, serão superiores. Pensando melhor, será que os pequenos produtores têm as melhores condições para fazer vinhos, e nas suas propriedades têm espaço para as melhores castas, e acesso à informação e aos melhores técnicos, muitas perguntas para responder…

E os grandes produtores, produção em larga escala, compra de uvas, grandes adegas, será que os seus vinhos refletem alguma valia especial? Ou pelo contrário contentam-se com uma mediania aceitável e repetível a um preço digamos que aceitável…

A resposta

A resposta não está na dimensão mas sim em cada produtor, senão vejamos, se um produtor não for conhecedor, atento e informado alguma vez vai conseguir fazer um vinho de jeito? Muito dificilmente!

Indo por aqui, diria que sim um bom produtor tende a ter sempre melhores vinhos, os pequenos têm uma enorme vantagem sobre os grandes, é que são mais ligados aos seus produtos, têm o gosto e o cuidado de os apresentar melhores pois sabem que eles são o seu cartão-de-visita. Já os grandes produtores ao não serem tão próximos dos seus vinhos tendem a fazer o possível dentro do nível em que situam.

Conclusão:

Vinhos sempre bons e a bom preço, sempre que possível de bons pequenos produtores…

error: Conteúdo Protegido

SIM, QUERO MAIS INFORMAÇÕES

Holler Box