Que copos de vinho devo utilizar?

Eis-nos chegados a uma questão fundamental e que denota um ponto tão positivo quanto importante, é que quem se preocupa com os copos em que deve servir os vinhos já está no bom caminho, o da paixão pelo vinho e pela mesa…

Concordará que um leigo ou alguém que se inicia nesta arte de apreciação de vinho pouco lhe diz o cuidado que deve assumir no serviço dos vinhos, e provavelmente como eu, já testemunhou pessoas verdadeiramente intimidadas quando num almoço ou jantar de mais cuidado e refinamento lhe colocam à frente um grande copo, provavelmente para servir um grande vinho.

Talvez esta situação tenha de tão positivo as pessoas realizarem que cada vinho pede seu copo, o que além de justo faz mais do que todo o sentido. Uma pergunta para si, servia um vinho tinto numa flute de champagne? Nunca, não é? Bem, convém salvaguardarmos a resposta do engraçadinho, ou pragmático, que dirá qualquer coisa do género, só se não tivesse mais nenhum…

É lógico que cada vinho pede seu copo de forma a potenciar as suas qualidades, o seu perfume, os seus aromas, sabores, nuances, bouquet.Agora, por exemplo, se estamos a falar de um vinho branco para todos os dias pensamos num copo minimamente digno mas não muito sofisticado, já para um vinho tinto poderoso e encorpado devemos usar outro copo que potencie todo o seu esplendor.

Assim e para responder à nossa questão sugiro que consulte os sites de fabricantes de copos, como a Riedel,e verá imediatamente a enorme diversidade de copos que existem com funções bem específicas para cada tipo de vinho, e verá que é quase levar ao extremo a escolha.

Simplificando, em minha casa claro que há flutes claro que tenho um tipo de copos para os vinhos brancos, agora confesso que para os vinhos tintos tenho dois tipos de copos uns para os vinhos até ao Bom, e tenho uns copos enormes para os vinhos tintos da categoria MUITO BOM (estes não só foram caros como servem raramente, mas quando servem percebo porque os comprei e os uso).

Como vê quatro tipos de copos chegam perfeitamente para nos iniciarmos, agora também lhe sou franco quanto mais percebo e aprecio vinhos, mais copos penso em comprar, com calma, muita calma, pois sinceramente prefiro gastar em vinhos do que em copos…

Slide
OS SEUS PRIMEIROS VINHOS